Natural do Rio de Janeiro, o artista e designer gráfico Marcelo Azzeva é formado em Desenho pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), tendo atuado como professor de Desenho Artístico no Curso de Especialização de Soldados, no Serviço Regional de Engenharia do antigo Terceiro Comando Aéreo Regional (COMAR III), de 1994 a 1998.
Ganhou dois prêmios nacionais na área de design e criação: primeiro lugar no concurso cultural para a escolha da marca dos 50 anos da Comissão de Desportos da Aeronáutica e o prêmio de primeiro lugar no concurso cultural para a escolha da marca dos 75 anos do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), ambos em 2017.
Atuou como projetista, artista e curador do Salão Histórico da Ala 11 (2018-2019), tendo participado também da organização do Salão Histórico da antiga Quinta Força Aérea (2010) e, ainda, foi responsável pelo projeto gráfico do Concerto Sinfônico da Força Aérea Brasileira de 2018, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Possui trabalhos expostos no Salão Histórico de Transporte da FAB. É autor de diversos emblemas e designs artísticos utilizados pela Força.
Foi justamente por seu vasto currículo que o militar, junto com outros artistas, foi aceito para a Academia Brasileira de Belas Artes. O acadêmico conta que aprendeu a desenhar copiando heróis de histórias em quadrinho. Já o desejo de entrar na FAB se intensificou quando descobriu que existia um curso de desenho na EEAR. “Sempre gostei de artes, principalmente de desenhar. O desejo de entrar para a Força Aérea veio por influência do meu pai [Especialista em Aviões na Aeronáutica]. Depois disso, tornar-me um desenhista da FAB passou a ser meu sonho”, revela.
Cursou desenho na Escola de Especialistas de Aeronautica, onde aprendeu desenho topográfico, desenho mecânico, desenho básico, desenho de letras, desenho arquitetônico, desenho à mão livre, desenho geométrico, desenho de instalações, desenho à nanquim, pintura em tela, entre outros”, narra.
Foi chefe do Setor de Desenho na antiga Base Aérea de Belém. Foi pioneiro no Servico de Engenharia da Forca Aerea a impantar recursos graficos computacionais no desenvolvimento de projetos de engenharia. Foi professor de desenho a mao livre. Foi designer na Quinta Forca Aerea e encerrou sua carreira Militar na Historica Base Aerea do Galeao.
Fonte: portal oficial da Força aérea Brasileira (com algumas modificações)