Brasão Ala 11 (Base Aérea do Galeão)

Redesenho do emblema da Ala 11

Descrição Heráldica:

Escudo francês, com o chefe diminuto em blau (azul ultramar), tendo à destra o Gládio Alado em jalne (amarelo) e à sinistra a sigla da organização “ALA 11” em sable (branco).

Campo em blau (azul ultramar) representando o céu, encontrando-se nele e centralizado um escudete circular. O escudete apresenta o campo também em blau (azul cerúleo), tendo no coração um galeão em prata (branco) e alaranjado (laranja) simbolizando um passado de glórias, época do Centro de Aviação Naval. Circundando esta embarcação, vê-se a constelação do Cruzeiro do sul em prata (branco).

Caracterizando a nobreza de uma força que acabara de nascer, uma águia estilizada em jalne (amarelo) com as asas estendidas sobrepõe-se à embarcação, brocante ao escudete e ultrapassando os limites deste.

O escudete é contornado por um filete em sinopla (verde-escuro), onde se observa na parte superior duas estrelas em prata (branco), caracterizando o posto do Comandante: Brigadeiro do Ar.

Na parte inferior deste filete lê-se a palavra “GALEÃO” em prata (branco) dignificando História e a tradição da antiga Base Aérea do Galeão.

Contorna o escudo um filete em prata (branco), caracterizando o nível de comando da Organização: Oficial-General.

 

Emblema em destaque no Monumento à Força Aérea